Sete dias da semana sem medo da notícia

Trupe Motim de Teatro apresenta espetáculo em Iguatu e Fortaleza
O espetáculo “Imaginário Criador” circula desde o final de 2016, fazendo um diálogo com o teatro, as artes visuais e a música
14/03 10:50

O espetáculo “Imaginário Criador” circula desde o final de 2016, fazendo um diálogo com o teatro, as artes visuais e a música. Atores-manipuladores dão vida ao inventor e sua máquina levando uma dramaturgia performativa para o espaço urbano. O espetáculo será apresentado nesta quarta-feira (14) às 19h, no Sesc de Iguatu, e sábado (17) às 18h30, na Praça da Luíza Távora, em Fortaleza. Entrada gratuita.

“Imaginário Criador” surgiu a partir de um sonho da Trupe Motim de Teatro da cidade de Quixeré-CE em trabalhar com teatro máquina, a qual seria confeccionada a partir de material reciclado. Com a ideia pronta, o grupo escreveu um projeto para o laboratório de pesquisa teatral do Porto Iracema das Artes, sendo então selecionado, deu-se início ao processo de pesquisa sob a tutoria de Luciano Wieser.

De acordo com Henrique Oliveira, foram 9 meses pesquisando em lixões, ferros velhos, locais com material reciclado para buscar histórias e materiais para a construção do espetáculo que é dirigido por Jéssica Teixeira, tem a manipulação dos bonecos feita por Henrique Oliveira e Diego Anderson, cenário e figurino da Cia Carcará e Trupe Motim de Teatro com participação de Toinho de Toní, Geovânio Almeida, Marcelo Ribeiro, Marcelo Papel e a trilha sonora realizada por Ramir Freitas, sendo toda produzida a partir de sons retirados de materiais reciclados.

O espetáculo nos faz refletir sobre como os objetos encontrados no ferro-velho podem ser transformados em verdadeiras obras de arte. O material esquecido que seria lixo tornou-se algo belo, o inventor e sua barata de três metros. O espectador experimenta no primeiro momento um certo nojo por ver a barata, que é um animal que causa repulsa nas pessoas, mas ao longo do espetáculo percebe a beleza da transformação desse animal numa criatura cheia de vida e luzes.

A Trupe Motim de Teatro do município de Quixeré trabalha uma linha de pesquisa e experimentações estéticas em ruas e espaços não convencionais resultando em obras inquietantes, provocativas que trazem uma reflexão substancial para os espectadores.



*Publicidade

Publicidade


Leia Também

Links Patrocinados