SETE DIAS DA SEMANA SEM MEDO DA NOTÍCIA!

07/12/2016 11:12Hs

PROGRAMAÇÃO

Seminário 'Outros Olhares' discute produção cultural e sustentabilidade na América Latina

Evento será realizado no dia 9 de dezembro na Vila das Artes, em Fortaleza

Seminário 'Outros Olhares' discute produção cultural e sustentabilidade na América Latina

Com definições e interpretações diversas, a produção artístico-cultural tem ganhado cada vez mais espaço nos debates e reflexões do setor. É preciso pensar a dinâmica cultural em relação direta com o desenvolvimento socioeconômico, bem como sob a dimensão da gestão cultural.

Partindo dos desafios comuns a artistas, produtores e gestores, o II Seminário Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade na América Latina, será realizado dia 9 de dezembro, às 14h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro). As inscrições devem ser feitas através do link: http://www.laboratoriosculturais.com/inscricao/encontros-e-seminarios

Os convidados para esta edição são Gabriela Halac (artista e gestora/Argentina) e Jorge Hugo Marin (La Maldita Vanidad/ Colômbia), que abordarão suas experiências e trabalhos desenvolvidos, dando uma visão geral da produção cultural no contexto com que atuam. A mediação ficará por conta de Marcelo Bones (Grupo Teatro Andante/Brasil).

Promovido pelo Laboratório de Produção, pela Quitanda das Artes e pela Vila das Artes - equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura (Secultfor), o Outros Olhares propõe reflexões em torno dos novos modos de pensar e efetivar a produção artístico-cultural, trazendo, experiências de empreendimentos criativos da América Latina. O Seminário compõe ainda a programação do Meu Bloco na Rua, evento realizado pelos alunos do Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais como culminância do primeiro módulo da formação.

É trazendo abordagens da produção independente, dos espaços coletivos e negócios criativos que o Seminário busca contribuir para uma reflexão mais ampla em torno da sustentabilidade da cultura, colocando em pauta os mecanismos de financiamento vigentes, os debates e críticas das leis de incentivo, a efetividade das políticas e programas culturais, as relações entre as esferas pública e privada, a constituição de redes e coletivos, dentre outros debates fundamentais para que a produção cultural ganhe força e se estabeleça enquanto ferramenta de desenvolvimento social, econômico, político e humano.

Serviço:
II Seminário Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade na América Latina
Data: 9/12
Horário: 14h
Local: Vila das Artes
Informações: 3252-1444