SETE DIAS DA SEMANA SEM MEDO DA NOTÍCIA!

27/12/2016 10:15Hs

DESCONTO

Governo anuncia no Diário Oficial da União mudanças no pacote de medidas microeconômicas

Medida Provisória trata da diferença de preços em função do prazo ou meio de pagamento

Governo anuncia no Diário Oficial da União mudanças no pacote de medidas microeconômicas

Comerciantes poderão conceder descontos para pagamentos em dinheiro / Foto: Divulgação 

O governo federal publicou, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União, uma medida que trata da diferença de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou meio de pagamento utilizado (cartão de crédio, cheque ou dinheiro). De acordo com a nova medida, o comprador que pagar à vista, em dinheiro, poderá ter desconto, por exemplo.

A mudança faz parte do pacote de medidas microeconômicas anunciadas pelo governo para reduzir custos das empresas, alíviar dívidas e reduzir a burocracia do comércio.

Caso a medida seja aprovada, um dos efeitos esperado é a redução dos custos do crédito ao consumidor. De acordo com o texto, a medida já começa a valer após a publicação.

O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, explicou na ocasião que a proposta vai permitir que os comerciantes concedam descontos para o pagamento à vista, por exemplo. Algo, que segundo ele, já acontece atualmente mesmo sendo proibido.

"A medida provisória vai permitir que o lojista possa permitir o desconto, oferecer vantagem ao consumidor de pagar mais barato se for pagar à vista, e regulariza uma prática do pequeno comércio, que sabemos que já se faz isso mesmo não podendo. Também aumenta a competição entre os diversos meios de pagamentos", declarou Meirelles.

Por Layanna Vasconcelos

Com informações do site: Globo.com