SETE DIAS DA SEMANA SEM MEDO DA NOTÍCIA!

10/01/2017 10:16Hs

GEORREFERENCIAMENTO

Emendas alteram os limites das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha

Alterações entre as três cidades foram propostas pelo então deputado Zé Ailton Brasil (PP)

Emendas alteram os limites das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha

Cento e vinte e oito municípios cearenses já estão com suas áreas georreferenciadas. Entre eles, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que apresentavam conflitos de área, tiveram seus limites territoriais atualizados com algumas modificações do Projeto de Lei 230 original.

As emendas que abrangem as três cidades são de autoria José Ailton Brasil (PP), que atuava como deputado estadual antes de assumir o cargo de prefeito do Crato. De acordo com o chefe do escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Ceará, Francisco José Lopes Moreira, os pequenos ajustes nos seus limites foram resultado de acordos entre os prefeitos desses municípios.

Com isso, o Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará está sendo concluído em parceria com o IBGE e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).  Em Barbalha, o limite inicial da cidade com Juazeiro do Norte partia do ponto de coordenada localizado no Alto do Leitão e o ponto final era na Colina do Cipoal. Já com o Crato, que fica a oeste de Barbalha, o limite seria na interestadual Chapada do Araripe e o final na Rodovia CE- 386, seguindo até o Alto do Leitão.

Com modificações propostas por Brasil, a cidade barbalhense altera sua área com a cratense, já que seu limite passa a ser só até a interestadual. Com a terra juazeirense, o novo limite passa a ser a Rua Dr. Luciano Torres, chegando à Colina do Cipoal. Além desses, o PL prevê as dimensões das terras barbalhenses com Missão Velha, Jardim e estado de Pernambuco.

Leia a matéria completa na edição desta semana do Jornal do Cariri: