Sete dias da semana sem medo da notícia

Dragão do Mar receberá exposição inédita no Brasil sobre Nelson Mandela
Dividida em seis temas, “A pessoa”, “O camarada”, “O líder”, “O prisioneiro”, “O negociador” e “O homem de estado”, a mostra traz detalhes sobre a vida pessoal e a luta política do ativista
11/04 17:52

Diretor do Museu do Apartheid visita o centro de arte e cultura nesta sexta-feira (13), para organização da montagem da mostra “Mandela: de Prisioneiro a Presidente”, entre de junho e julho, no Museu da Cultura Cearense. A abertura da exposição, fruto de parceria entre o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Brasil África, celebrará o centenário do líder sul-africano.

O fundador e diretor do Museu do Apartheid, Christopher Till, visitará, na sexta-feira (13), às 9h, visitará o Museu da Cultura Cearense, no Dragão do Mar, para acertar os detalhes da montagem da exposição “Mandela: de Prisioneiro a Presidente”, mostra ainda inédita no Brasil, que reunirá fotos e vídeos que contam a trajetória do líder sul-africano, em celebração ao seu centenário, em julho.

A vinda da exposição é fruto de parceria entre o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Brasil África (IBRAF), detentor dos direitos da mostra para o Brasil. Também visitarão o espaço Abena Busia, embaixadora de Gana no Brasil e membro do Conselho Consultivo do IBRAF para a exposição, e João Bosco Monte, presidente do IBRAF.

Fortaleza será a primeira cidade brasileira a receber a mostra que, numa temporada de cinco meses, também passará por Brasília e Salvador. ​ Já passou por França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milhão e 100 mil pessoas.

Concebida pelo Museu do Apartheid de Joanesburgo, África do Sul, em 2008, “Mandela: de Prisioneiro a Presidente” traça o percurso da vida de Mandela desde o início do ativismo contra Apartheid, regime racista do governo sul-africano que negava à população negra direitos civis, sociais e econômicos.

Dividida em seis temas, “A pessoa”, “O camarada”, “O líder”, “O prisioneiro”, “O negociador” e “O homem de estado”, a mostra traz detalhes sobre a vida pessoal e a luta política de Mandela, abordando seus 28 anos de prisão, a vitória no Prêmio Nobel da Paz, até a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. Entre os destaques da exposição, está uma réplica da cela da Ilha de Robben, cubículo com apenas 5m², onde o líder sul-africano ficou 18 anos preso.

Sobre o Diretor do Museu do Apartheid

Christopher Till nasceu em 1952, na África do Sul. É graduado em Fine Arts pela Rhodes University. Trabalhou como curador da Zimbabwe National Gallery, foi diretor da Art Gallery em Joanesburgo e ocupou o cargo de Diretor Cultural da capital sul-africana, em 1991, sendo o responsável pela implantação dos primeiros programas específicos para a promoção da cultura na cidade. Fundou o Apartheid Museum em 2001, onde desempenha funções de Diretor e Curador.

Sobre a Embaixadora de Gana

Abena Busia nasceu em Gana. É Doutora em Filosofia pela University of Oxford, especialista em relações raciais e estudos da diáspora africana. É escritora, formada em Literatura Inglesa, e leciona no Departamento de Estudos de Gênero e da Mulher da Rodges University. Faz parte do Comitê Organizador da Exposição Mandela: de Prisioneiro a Presidente no Brasil. Ocupa o cargo de Embaixadora de Gana no Brasil desde 2017.

Sobre o Presidente do IBRAF

João Bosco Monte é Pós-Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professor da Universidade de Fortaleza, membro do Center for African, Latin American and Caribbean Studies (CALACS) e atua como consultor para diversas instituições internacionais. Fundou o Instituto Brasil África em 2012.

Serviço: Visita Christopher Till ao Centro Dragão do Mar

13 de abril, 9h, no Museu da Cultura Cearense

Exposição Mandela: de Prisioneiro a Presidente em Fortaleza

4 de junho a 28 de julho

Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura



*Publicidade

Publicidade


Leia Também

Links Patrocinados