Sete dias da semana sem medo da notícia

Camilo vai distribuir 8 mil habilitações para alunos da rede pública de ensino


query_builder

O governador do Ceará anunciou, nesta quinta-feira (7), que vai disponibilizar 8 mil Carteiras Nacionais de Trânsito (CHN) para oito mil alunos da rede pública estadual de ensino. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e foi anunciado, no Palácio da Abolição, na presença de alunos de 14 escolas estaduais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Segundo o governador, serão, inicialmente, ofertados 8 mil documentos para os estudantes de 18 anos que concluíram o Ensino Médio em 2016 e os que estão finalizando o nível de ensino neste 2017. “Muitas vezes, o mercado de trabalho exige a carteira de habilitação, e pra tirar é caro, são quase dois mil reais. E outro objetivo da ação é estimular que os alunos tenham o melhor resultado escolar”, disse o governador. O investimento inicial, continuou o chefe do Executivo, é da ordem de R$ 12 milhões.

CNH Popular Estudantil

O titular da Seduc, Idilvan Alencar, enfatizou que serão beneficiados com a CNH Popular Estudantil alunos que tiverem uma frequência igual ou superior a 80% e um rendimento escolar positivo – calculado por média aritmética simples das médias finais de cada componente curricular da Base Nacional Comum. “Toda escola do estado do Ceará vai ser beneficiada. Fizemos uma proporção: se uma escola tem 1000 alunos, o número de documentos direcionados para ela será maior do que uma escola que tem 500 estudantes”, calculou o secretário. Unidades de Educação para Jovens e Adultos (EJA) também serão contempladas com o benefício.

Segundo o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, os selecionados poderão escolher entre as categorias A (motocicleta, ciclomotor) e B (automóvel, caminhonete, camioneta). “Assim, a gente consegue que aumente a oportunidade de emprego para os jovens beneficiados”, concluiu o gestor. Os selecionados pela Seduc, por meio de edital que será lançado ainda nesta semana, deverão realizar cadastro no site do Detran-CE e comprovar que são maiores de 18 anos.